NOTÍCIAS

08/02/2012

GANZER LIBERA OUTORGAS INÉDITAS EM GOIÁS - OUTORGAS MÓVEIS - MAIS DE 100 OUTORGAS

Semarh garante água a produtores de melancia

Estudos possibilitam desburocratizar outorgar e oferecer controle da água

A Secretaria estadual do Meio Ambiente (Semarh) tem promovidouma mudança radical em seus procedimentos técnicos e administrativos. Um exemplo são os processos de concessão de outorga de uso da água para os produtores de melancia do município de Uruana e outros 13 municípios vizinhos que compõem a bacia do Rio das Almas. O secretário Leonardo Vilela e o superintendente de Recursos Hídricos, Augusto de Araújo Almeida, concederam ontem 47 outorgas para produtores da região. Este é o maior conjunto de outorgas concedidas de uma só vez. Porém, a novidade recai sobre o fato de que as autorizações foram feitas com base nos estudos hidrológicos da Bacia do Rio e seus afluentes, o que possibilita a mudança do local de plantio a cada safra - necessária à continuidade da cultura - sem que seja preciso realizar um novo processo de outorga da água, basta informar à Semarh a nova área a ser traalhada. Com isso, a outorga pôde ser estendida por seis anos, período que os produtores podem voltar a

plantar na área inicial.

“Mudamos a metodologia, num processo realizado junto com os produtores, para que não falte água para o plantio e para que possamos garantir o controle sobre o uso dessa água”, explica Augusto Almeida.

Ganho ambiental

Além do maior controle sobre o uso da água, a concessão com base no volume total da bacia disponível à irrigação vem acompanhada com a mudança na forma de irrigar as plantações. Atualmente é utilizado o sistema de sulcos nos sete mil hectares de área plantada. Agora, os produtores começam a transição para o sistema de gotejamento. “Com este modelo de irrigação, podemos duplicar a área plantada com o mesmo volume de água”, afirma o superintendente da Semarh.

Leonardo Vilela entregou as outorgas aos presidentes da Associação de Produtores de Melancia e da Cooperativa de produtores de Uruana. “Parabenizo a Secretaria e os produtores pela capacidade de diálogo para resolver este problema do uso consciente da água. Chegamos a um

desfecho que legaliza os produtores e garante água por muitos anos”, comemora.

A região conta com aproximadamente 300 produtores, e dezenas de novos processos para outorga estão em andamento. Para o secretário, “este é um marco histórico. Uma revolução no processo de outorga para uso da água”.

Sofremos por aquilo que não temos, por aquilo que temos e não queremos perder, e por aquilo que infelizmente temos e não conseguimos nos desfazer.

Informações: Brenno Sarques